Caros Associados e Profissionais de Administração de Condomínios,
Esta é uma história feita de gente destemida e inquieta que assumiu uma vontade inabalável de querer ser uma referência nacional para o seu sector de actividade, credibilizando-o, tal como aos seus associados, enfrentando, com ousadia, os condicionalismos impostos pela sociedade civil, pela legislação e pela divisão no sector.
Sendo o associativismo a organização voluntária de pessoas, sem fins lucrativos, que visa satisfazer as necessidades coletivas de uma comunidade por via da cooperação, a criação desta associação representou um exemplo do exercício de cidadania, uma forma de contribuição ativa para o desenvolvimento económico e social da comunidade das administrações profissionais de condomínio em que me insiro.
Com esta associação, abre-se a porta para uma nova etapa: uma visão renovada da actividade. Esse desafio assenta numa estratégia que quer potenciar o nosso sector porque é mister que nos consultem, encontrem, ouçam, identifiquem e reconheçam valor. Temos a ambição de projetar o sector das administrações de condomínio para uma dimensão de excelência em todos os domínios que o identificam, unindo, modernizando e desenvolvendo o sector, apoiando uma classe que nem sempre foi bem tratada, que merece o respeito dos cidadãos e do Estado pelo papel que desempenha na economia e na sociedade. E é este o compromisso que nos move e que afirmamos como principal perante todos os associados.
As carências do sector e a necessidade de mudança uniram e juntaram inúmeros profissionais que se revelaram agitados, críticos, insatisfeitos, não resignados, dinâmicos e criativos. E sendo sempre desassossegados, aventureiros e corajosos, da sua união nasceu esta associação que visa reunir os esforços e os meios necessários para que se consiga, de forma sustentada, aquilo que os seus associados aspiram no âmbito da sua actividade.
Esta Associação tem ainda como objetivos reforçar os laços de amizade e solidariedade, reunindo esforços para reivindicar melhorias na comunidade, defender os interesses dos associados, melhorar a qualidade dos serviços prestados e participar no desenvolvimento do sector das administrações de condomínio. A proximidade aos associados e a criação de mais valias que lhes garantam melhor profissionalismo através de formação contínua e especializada, debates e sessões abertas para esclarecimentos serão sempre um dos maiores focos de nossa actuação.
Cabe a esta Associação zelar pela salvaguarda dos interesses dos profissionais do sector da administração de condomínios, procurando sempre responder aos desafios impostos pela globalização do comércio, negócios e economia que obrigam ao empenho conjunto e à adequação e modernização de práticas e estratégias de ação, com vista a acompanhar as mudanças.
Por fim, não posso deixar de agradecer aos membros de todos os órgãos sociais que aceitaram abraçar comigo este desafio e a confiança depositada em mim pelos demais associados e comprometo-me, enquanto Presidente da Direção, a não defraudar as vossas expectativas, para levar mais longe o bom nome desta associação.
Quero ainda agradecer a todas as entidades públicas e privadas que têm colaborado na dinamização das atividades levadas a cabo pela Associação.
Alexandre Teixeira Mendes
Presidente ANPACondomínios